Cespu Angola

Curso Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia



CURSO “ADVANCED LIFE SUPPORT IN OBSTETRIC (ALSO) ®”

Benguela - ABRIL 2015

 

COORDENAÇÃO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICA

PROF. DOUTOR A. ALMEIDA DIAS

DR. RODRIGO CERQUEIRA SOUZA

DRA. ISABEL MARTINS

 

INTRODUÇÃO

As instituições de saúde e de ensino superior devem criar condições para a promoção da formação técnica avançada em área específicas da saúde, tendo em conta o indispensável aperfeiçoamento contínuo, respondendo a lacunas existentes quer na formação base dos seus alunos quer nos actuais contextos de trabalho, na condição de profissionais de saúde.

Neste sentido, irá ser desenvolvido em Portugal o Curso de Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia, creditado pela American Academy of Familiy Fhysicians.

 

OBJECTIVOS

O Curso ALSO® é um programa de formação dirigido a médicos e enfermeiros, que promove o desenvolvimento do conhecimento e técnicas necessárias à abordagem básica e avançada das urgências/emergências obstétricas.

Concebido em 1991, pela Universidade de Wisconsin, é hoje um curso administrado mundialmente pela American Academy of Familiy Fhysicians, tornando-se num curso de referência mundial na promoção da melhoria e uniformização multi-profissional dos cuidados maternos.

 

Objectivos específicos:

-        Abordar as Urgências/Emergências Obstétricas, segundo protocolos internacionalmente reconhecidos pelo ALSO®;

-   Discutir meios para melhorar a abordagem de Urgências/Emergências Obstétricas, auxiliando na normalização das técnicas utilizadas na Emergência Pré-hospitalar, Centros de Saúde, Urgências Básicas, Urgências Obstétricas e Maternidades;

-        Proporcionar formação e treino, de acordo com protocolos e guidelines nacionais e internacionais;

     Desenvolver competências necessárias em situações de Urgência/Emergência em Obstetrícia, Anestesiologia e Neonatologia, de modo a diminuir o risco de morte da mãe durante a gravidez, mortalidade fetal, perinatal e neonatal;

-        Uniformizar procedimentos técnicos, científicos, comportamentais em termos de prestação de cuidados em ambiente pré e intra-hospitalar.

 

METODOLOGIA

O curso tem a duração de 2 dias integrais, desenvolvido em forma de aulas e workshop’s, com recurso a modelos pedagógicos de tamanho natural.

Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e case studies.

Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas skill stations em crescente de diferenciação clínica.

No final são realizadas provas escritas e práticas para avaliação do conhecimento adquirido, no qual serão referenciados para potenciais formadores os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.

Os formandos aprovados recebem um certificado reconhecido internacionalmente emitido pelo ALSO® Internacional.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1 - Hemorragias da 1ª e 2ª Metade da Gravidez;

2 - Complicações Clínicas da Gravidez;

3 - Distócias Dinâmicas e Mecânicas;

4 - Hemorragia Pós-Parto;

5 - Reanimação Materna;

6 - Cuidados Imediatos ao Recém-nascido;

7 - Vigilância Materno-fetal Intra-Parto;

8 - Apresentações anómalas;

9 - Aplicação de Fórceps e Ventosas;

10 - Trabalho de Parto Pré-termo e Ruptura Prematura de Membranas;

11 - Apoio Emocional as Complicações do Nascimento;

12 - Laceração de 3º e 4º grau;

13 - Ultra-sonografia;

14 - Parto de Cesariana;

 

CORPO DOCENTE

DR. RODRIGO CERQUEIRA SOUZA

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Especialista em Ginecologia e Obstetricia. Médico especialista no Hospital Santa Marcelina – São Paulo. Formador ALSO-Brasil.

 

DR.ª ISABEL MARTINS

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Especialista em Ginecologia e Obstetricia. Assistente Hospitalar Graduada de Obstetrícia e Ginecologia na Maternidade Alfredo da Costa. Formadora ALSO. Assistente Convidada da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa

 

DR.ª GUIDA CARLOTA

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Ginecologia e Obstetricia. Assistente Hospitalar Graduada de Obstetrícia e Ginecologia na Maternidade Alfredo da Costa.

 

DR.ª INÊS ANTUNES

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Ginecologia e Obstetricia. Assistente Hospitalar Graduada de Obstetrícia e Ginecologia na Maternidade Alfredo da Costa.

 

DESTINATÁRIOS

Médicos (Obstetras, Anestesistas, Pediatras e Internos das Especialidades, Médicos de Clínica Geral e Familiar, Médicos das Urgências Básicas e de Emergência Pré-hospitalar) e Enfermeiros (Especialistas e alunos da Especialidade, Enfermeiros do Serviço de Obstetrícia, Pediatria/Neonatologia e das USF’s, Enfermeiros das Urgências Básicas e de Emergência Pré-hospitalar).

 

VAGAS

24

 

CANDIDATURAS E SELECÇÃO

Inscrições até ao dia 20 de Dezembro de 2013.

 

CARGA HORÁRIA

Teoria: 4 horas; Prática: 12 horas

 

UNIDADES DE CRÉDITO (EUROPEAN CREDIT TRANSFER SYSTEM)

3 ECTS

 

CREDITAÇÃO

American Academy of Familiy Fhysicians.

Instituto Politécnico de Saúde do Norte

 

OBTENÇÃO DE DIPLOMA DE CURSO

Para obtenção do diploma é obrigatória a presença a todo o curso, não são permitidas faltas.

Diploma Certificado pela American Academy of Familiy Fhysicians.

 

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 80% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático. Serão referenciados para potenciais formadores ALSO os alunos com melhor performance teórico-prática no Curso.

 
topo