Cespu Angola

Pós-Graduação em Psicologia Clínica e da Saúde

alt

Coordenação Cientifíca

Prof. Doutora Emília Areias
Prof. Doutor J. Carlos Caldas
Prof. Doutor José Carlos Rocha

Coordenação Cientifíco-Pedagógica

Prof. Doutor Francisco Soares
Prof. Doutor José Carlos Rocha

Introdução

A Psicologia, enquanto disciplina científica que se dedica ao estudo, à avaliação e à intervenção nos processos mentais (actividade mental) e suas manifestações comportamentais (comportamento), veio a alargar, desde a sua emancipação como ciência, os seus contextos práticos de actuação.
Se um destes contextos iniciais, tradicionalmente conotado com a designação de Psicologia Clínica, se ligou desde cedo ao estudo, avaliação e intervenção no âmbito da saúde e da doença mental, rapidamente a evolução dos conhecimentos, levou à expansão deste contexto ao estudo, avaliação e intervenção no âmbito da promoção da saúde e da prevenção e intervenção sobre a doença em geral e suas consequências, campo tradicionalmente conotado com a designação de Psicologia da Saúde.
Dado o reconhecimento crescente da artificialidade da separação entre saúde / doença física e saúde / doença mental, cada vez mais se recorre à utilização do termo Psicologia Clínica e da Saúde, como contexto de investigação, avaliação e intervenção centrado sobre a promoção e manutenção da saúde, a prevenção e tratamento da doença nas suas múltiplas vertentes, a melhoria do sistema assistencial e a elaboração de estratégias de saúde.
Esta Pós-graduação encontra-se assim perfeitamente enquadrada dentro dos objectivos que, se tem constituído como alvo privilegiado das actividades de ensino / formação / prestação de serviços da CESPU.

Objectivos

São objectivos específicos desta Pós-graduação:
A aquisição e aplicação de conhecimentos e capacidades de compreensão e resolução de problemas que sirvam de base a aplicações originais em contextos de investigação e situações novas em contextos amplos e multidisciplinares, na área da Saúde.
A capacidade de integração de conhecimentos e de lidar com questões complexas desenvolvendo soluções ou emitindo pareceres fundamentados, incluindo implicações e responsabilidades éticas e sociais, no âmbito da Saúde.
A capacidade de comunicação de conclusões, de conhecimentos e dos raciocínios que lhes estão subjacentes a especialistas e a não especialistas, em contextos de Saúde.
A aquisição de competências de aprendizagem ao longo da vida, de forma auto-orientada e autónoma.
Tendo em conta estes objectivos, pretende-se dotar os estudantes com capacidades e competências para desempenharem as suas funções em clínicas, hospitais gerais e serviços especializados, centros de saúde, serviços de reabilitação e outros, ajudando pessoas com problemas e perturbações mentais e emocionais a adaptarem-se à vida, ajudando as pessoas a lidarem com situações de crise pessoal tais como divórcio, morte, ou doença grave, ajudando pacientes médicos e cirúrgicos a lidarem com doenças e danos físicos incapacitantes, desenvolvendo e implementando programas de tratamento e intervenção clínica a que os pacientes adiram ou programas de prevenção da Doença e de promoção e manutenção da Saúde.

Metodologia

A Pós-graduação em Psicologia Clínica e da Saúde proporciona uma forte componente prática que permite a integração eficaz dos múltiplos contributos teóricos. Através da análise e discussão de casos práticos e de trabalho individualizado desenvolvido em grupos procuram-se orientar os estudantes para uma melhoria do seu desenvolvimento profissional.

Conteúdo Programático

 

Módulo 1 - Metodologia e Investigação

· Epistemologia e paradigmas da investigação
· Métodos Quantitativos:
· Métodos Qualitativos

Módulo 2 - Saúde Mental

· Introdução à Saúde Mental;
· Evolução histórica da psiquiatria e da Saúde Mental;
· Perturbações do sono;
· O Stress Traumático;
· Perturbações relacionadas com substâncias (álcool, opiáceos, cocaína e cannabis);
· Perturbação do controle dos impulsos;
· Comportamento suicidário;
· Perturbações alimentares;
· Patologia do envelhecimento;
· A Reabilitação em Saúde Mental.

Módulo 3 - Consulta Psicológica na Infância e Adolescência

· Enquadramento teórico da Consulta Psicológica.
· Perspectiva histórica: do “tratamento moral” à psicoterapia científica. Características Gerais da Consulta Psicológica.
· Desenvolvimento do Processo Psicodiagnóstico com Crianças e Adolescentes
· Conceitos básicos: Psiquismo; Self; Personalidade; Aparelho Psíquico; Comportamento; Conduta; Fantasma; Realidade Externa/ Realidade Interna.
· Mecanismos e fenómenos psicológicos mobilizados na Consulta nos dois interlocutores.
· Psicoterapia de Apoio com Crianças e Adolescentes: modos de intervenção do Psicólogo Clínico.
· Consulta Psicológica com crianças e adolescentes em enquadramentos institucionais específicos:
· A Entrevista Clínica de Diagnóstico e Orientação Terapêutica
· O Processo Genérico de Ajuda/ Aconselhamento
· Competências do Psicólogo Clínico da Infância e Adolescência

Módulo 4 - Modelos de Intervenção em Psicologia Clínica

· A natureza contextual, comunicacional e relacional da intervenção em psicologia clínica
· Abordagem de caso e os modelos de intervenção em Psicologia Clínica: objectivos de intervenção, avaliação, relação terapêutica, competências de entrevista, investigação, perspectivas futuras e estudo de caso.
· Avaliação de eficácia e de eficiência nas intervenções psicológicas: considerações metodológicas de acordo com os critérios da American Psychological Association e os diversos tratamentos empiricamente validados.

Módulo 5 - Psicopatologia da Infância e Adolescência

· Psicopatologia e Desenvolvimento: aspectos teóricos.
· Influência do contexto familiar e da interacção no desenvolvimento normal e patológico da infância.
· Caracterização dos principais quadros psicopatológicos da infância e da adolescência.
· Principais estratégias de intervenção, instrumentos e técnicas de avaliação e diagnóstico.

Módulo 6 - Consulta Psicológica no Adulto

· Enquadramento teórico da Consulta Psicológica.
· Perspectiva histórica: do “tratamento moral” à psicoterapia científica. Características Gerais da Consulta Psicológica
· Desenvolvimento do Processo Psicodiagnóstico com Adultos e Adultos Idosos
· Conceitos básicos: Psiquismo; Self; Personalidade; Aparelho Psíquico; Comportamento; Conduta; Fantasma; Realidade Externa/ Realidade Interna.
· Mecanismos e fenómenos psicológicos mobilizados na Consulta nos dois interlocutores;
· Psicoterapia de Apoio com Adultos e Adultos Idosos: modos de intervenção do Psicólogo Clínico:
· Consulta Psicológica com Adultos em enquadramentos institucionais específicos;
· Consulta Psicológica com Adultos Idosos;
· A Entrevista Clínica de Diagnóstico e Orientação Terapêutica

Módulo 7 - Avaliação Psicológica do Adulto

· Especificidades da Avaliação Psicológica do adulto e do idoso – suas implicações para a avaliação psicológica.
· A recolha de dados em avaliação psicológica do adulto e idoso O Relatório de Avaliação Psicológica do adulto e do idoso.
· A entrevista de avaliação com o adulto e o idoso - exercícios práticos de treino de estratégias.
· Avaliação comportamental do adulto e do idoso – treino de estratégias e técnicas de avaliação comportamentais aplicadas a diferentes problemas e perturbações.
· Avaliação da inteligência e habilidades cognitivas – treino na aplicação e correcção e interpretação de alguns testes mais utilizados na avaliação do nível intelectual do adulto e idoso.
· Avaliação de habilidades visuo-construtivas, atenção e velocidade de processamento de informação, memória e aprendizagem, funções verbais e habilidades académicas, habilidades motoras, funções executivas – treino na aplicação e correcção e interpretação de alguns testes mais utilizados.
· Avaliação da personalidade e de problemas comportamentais e emocionais – treino na aplicação e correcção e interpretação de algumas técnicas “objectivas” ou de base empírica e projectivas.
· Avaliação da qualidade de vida, bem-estar, actividades de vida diária, stresse e sobrecarga – familiarização com alguns instrumentos de avaliação.
· O relatório de avaliação psicológica: treino na redacção de relatórios para diferentes destinatários.

Módulo 8 - Modelos de Intervenção em Psicologia da Saúde

· O MODELO BIOPSICOSSOCIAL DA SAÚDE
· MODELOS DA COGNIÇÃO SOCIAL E A PSICOLOGIA DA SAÚDE.
· FACTORES PSICOSSOCIAIS E SAÚDE
· COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR:

Módulo 9 - Avaliação Psicológica na Infância e Adolescência

· Especificidades da Avaliação Psicológica da criança – suas implicações para a avaliação Psicológica.
· A recolha de dados em avaliação psicológica infantil – entrevista, observação comportamental, desenho e actividade lúdica, testes de desenvolvimento e de inteligência, testes de personalidade, testes neuropsicológicos.
· Os factores causais explicativos em avaliação psicológica infantil.
· A classificação/diagnóstico em avaliação psicológica infantil.
· O prognóstico em avaliação psicológica infantil.
· A proposta de intervenção em avaliação psicológica infantil.
· O Relatório de Avaliação Psicológica.
· A entrevista de avaliação com a criança – exercícios práticos de treino de estratégias verbais e não verbais.
· O desenho infantil enquanto complemento da entrevista e enquanto avaliação objectiva e projectiva – treino na aplicação e correcção e interpretação de desenhos.
· Avaliação do desenvolvimento – treino na aplicação e na correcção e interpretação de alguns testes mais utilizados na avaliação do desenvolvimento global.
· Avaliação da inteligência: treino na aplicação e correcção e interpretação de alguns testes mais utilizados na avaliação do nível intelectual da criança.
· Avaliação de aptidões específicas e aspectos instrumentais
· Avaliação da personalidade e de problemas comportamentais e emocionais – treino na aplicação e correcção e interpretação de algumas técnicas “objectivas” ou de base empírica e projectivas.
· O relatório de avaliação psicológica – treino na escrita de relatórios para diferentes destinatários.

Módulo 10 – Gravidez e Parentalidade

· Caracterização do processo de gravidez do ponto de vista fisiológico e psicológico;
· Principais marcadores do desenvolvimento da vida intra-uterina;
· Vivência psicológica do parto;
· Psicopatologia do período pós-natal;
· Desenvolvimento da relação precoce em situações de patologia/não patologia;
· Processo de desenvolvimento da parentalidade;
· A gravidez na adolescência;
· Mães toxicodependentes e com HIV;
· Prematuridade;
· O bebé com deficiência;
· Perdas e luto durante a gravidez e puerpério

Módulo 11 – Técnicas de Intervenção Comunitária

· Psicologia Comunitária – Enquadramento Teórico
· Metodologias de intervenção comunitária
· Metodologias de investigação-acção
· Metodologias de implementação da intervenção
· Estratégias, actividades e acções
· Metodologias de avaliação da implementação
· Ilustrações práticas de iniciativas e projectos de intervenção comunitária
· Potencialidades, obstáculos e limitações da intervenção comunitária
· Ética e intervenção comunitária

Módulo 12 – Psicopatologia do Adulto

· Definição de Psicopatologia; os modelos psicopatógicos;
· Definição de sintoma síndrome e doença;
· Psicopatologia da consciência,
· Psicopatologia da senso-percepção,
· Psicopatologia do pensamento
· Psicopatologia da linguagem
· Psicopatologia da memória
· Psicopatologia da afectividade
· Psicopatologia da consciência do EU
· Psicopatologia da motricidade
· As capacidades volitivas
· Os modos de evolução das perturbações mentais;
· Os delírios;
· Esquizofrenia e psicoses delirantes crónicas;
· Estados depressivos e estados maníacos;
· Psicose Esquizo-afectiva
· As perturbações neuróticas;
· Demências;
· Psicopatologia do desenvolvimento;
· Psicopatologia dos comportamentos aditivos;
· Psicopatologia da incapacidade laboral;
· Perturbações da Personalidade;
· Perturbações somatoformes;
· Perturbações Factícias e Simulação

Módulo 13 - Promoção da saúde e prevenção da doença

· História, sociedade e cultura da doença e da saúde;
· Princípios e fundamentos da Promoção da Saúde e da Prevenção da Doença;
· Programas de intervenção na Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças:
· Avaliação de necessidades e planeamento de intervenções
· Implementação e avaliação de programas de intervenção:
· Investigação na Promoção da Saúde e da Prevenção da Doença

Formadores

 

Florbela Soares Teixeira

Licenciada em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, na Área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos;
Mestre em Psicologia da Saúde Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto;
Assistente Convidado do Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte.

Ernesto Paulo Brito da Fonseca

Mestre em Psicologia
Assistente Convidado do Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte.

Susana Maria Lêdo da Silva Pinto

Licenciada em Psicologia Clínica no Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte;
Mestre em Psicologia Clínica e Psicopatologia, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada;
Assistente Convidado do Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte.

Maria Alexandra do Céu Ferreira Serra

Licenciada em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, na Área da Psicologia do Comportamento Desviante;
Doutorada em Psicologia
Professora Auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte.

José Carlos Ferreirinha Cardoso da Rocha

Licenciado em Psicologia Clínica no Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte;
Doutor em Psicologia;
Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte.

José Carlos da Silva Caldas

Licenciado em Psicologia na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto;
Doutor em Psicologia com Tese subordinada ao tema “Anestesia geral, cirúrgica e hospitalização: Efeitos cumulativos diferenciais a curto, médio e longo prazos, sobra a atenção, a memória e a aptidão visuo-motora, rendimento académico e o comportamento de crianças em idade escolar”, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto;
Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte.

João Paulo Barbosa Azevedo

Licenciado em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
Mestre em Psicologia Clínica do Desenvolvimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;
Assistente Convidado do Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte.

Vagas

60

Carga Horária

598 horas.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Psicologia, Enfermagem e outras áreas das Ciências da Saúde

Duração e Regime

A Pós-Graduação será leccionada a uma turma teórica e a duas turmas práticas. As aulas decorrerão em regime pós-laboral, apartir das 18:00 e até às 23:00 durante a semana e das 8:00 às 13:00 aos Sábados de manhã.

Candidatura e Selecção

Candidaturas até 30 de Setembro de 2011.
Análise curricular académica e profissional e ordem de inscrição.

Documentação de Candidatura

Curriculum Vitae;
Fotocópia autenticada do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de Candidatura;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
1 Fotografia;
Comprovativo de depósito bancário do valor da candidatura

Emolumentos

 

Candidatura

50,00 USD

Matricula

350,00 USD

Propinas - 1º ANO

8.000,00 USD ou 12 prestações mensais de 670,00 USD

Dados Bancários para Pagamento

CESPU-FORMAÇÃO ANGOLA, S.A. BANCO MILLENNIUM ANGOLA
Nib: 003400000500024853382
Iban: AO06003400000500024853382

Informações e Candidaturas

CESPU – Formação Angola
Rua Francisco Simão do Amaral, nº 17
Benguela – R. Angola

Tel.: 272 230 149
Telem.:921 758 487
Fax.: 272 230 149

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
www.cespuformacao.co.ao

 
topo